A primeira etapa do Desafio 28 Praias Costa Central foi realizada em 15/06/19, um percurso até então, inédito que a pelas praias do centro de Ubatuba. Esta é uma corrida diferenciada, onde o atleta deve se preocupar em treinar preferencialmente em trilhas que tenham subidas, descidas e praias, realizar treinos longos com o equipamento que usará no dia da prova, principalmente aquele usado para transportar a água.

Procurar usar um tênis apropriado para trilhas, que dê mais proteção aos pés e e as dificuldades do percurso, tomar bastante líquidos, ingerir alimentos horas antes da prova, usar protetor solar, repelente e boné. O atleta deve estar preparado para completar a prova num tempo bem maior que numa prova de asfalto, pois, normalmente atletas amadores realizam a prova num ritmo de 1,5 a 2 vezes mais lento do que numa prova com percurso plano.

O organizador mantém preocupação constante com conservação das trilhas, sendo expressamente proibido, jogar resíduos no chão sachês de carboidratos, cascas de frutas e plásticos. A largada da Costa Central é no canto esquerdo da Praia do Lázaro e a chegada no canto esquerdo da Praia do Perequê-Açú, junto ao rio Indaiá, na divisa com a Praia da Barra Seca. O percurso completo é de 28 Km e realizado no modo Solo, ou Revezamento em dupla, trio ou quarteto. Também temos uma largada na Praia da Enseada para os corredores interessados em fazer os 21 Km Solo.

Na primeira edição em 2019 tivemos cerca de 1.500 atletas em uma “trail run” com diferentes tipos de terrenos que colocaram à prova suas habilidades e condicionamento físico, além de visuais paradisíacos. O percurso completo é dividido em areia: 42%, terra: 21%, asfalto: 20% e trilha: 17%.
A filmagem deste post é parcial do Trecho 3, que se iniciou no canto esquerdo da Praia Grande, percorreu a Praia do Tenório, a Praia Vermelha do Centro e a estrada sentido Ponta Grossa. Na entrada para a Praia do Cedrinho, iniciou-se uma trilha “cascuda” por dentro da Mata Atlântica, uma subida íngreme e consequente descida até o píer do antigo cais (Caisão).

A partir daí a prova percorre a orla da baía de Ubatuba, com um visual incrível, e tem seu posto de troca (PC3) no canto direito da Praia do Itaguá, próximo ao Terminal Marítimo.

O Desafio 28 Praias já teve 3 etapas Costa Sul, Costa Central e Costa Norte, e para os que participaram de todos, temos um Desafio de 84 praias de Ubatuba. Os atletas que concluíram os três desafios podiam adquirir uma Mandala, muito especial que servia para acomodar as valiosas medalhas.

Trecho 1
Distância: 6,6 Km.
Largada: Praia do Lázaro (canto esquerdo próximo ao o para Praia da Sununga).
Chegada: Praia da Enseada (canto direito).
Terreno: Areia, terra, single track e asfalto.
Praias: Lázaro, Sununga, Sete Fontes, Flamengo, Dionísia, Saco da Ribeira, Codó, Lamberto, Brava do Perequê-mirim, Perequê-Mirim, Santa Rita, Gerônimo, Enseada.

Trecho 2
Distância: 6,0 Km.
Largada: Praia da Enseada.
Chegada: Praia Grande (canto Baguari).
Terreno: Areia, terra e asfalto.
Praias: Enseada, Prainha da Enseada, Fora, Xandra, Itapecerica, Godói, Toninhas e Praia Grande.

Trecho 3
Distância: 9 Km.
Largada: Praia Grande.
Chegada: Praia do Itaguá (Próximo ao Pier Comodoro Magalhães).
Terreno: Areia, terra, single track e asfalto.
Praias: Praia Grande, Tenório, Vermelha do Centro, Cedrinho, Prainha do Cais e Itaguá.

Trecho 4
Distância: 6,7 Km.
Largada: Praia do Itaguá.
Chegada: Praia do Perequê Açu (Próximo a barra do rio Indaiá).
Terreno: Areia, terra e single track.
Praias: Praia do Itaguá, Cruzeiro, Matarazzo e Perequê-Açu.

Fonte de Informações: https://www.desafio28praicuriosidadesdeubatuba-br.diariomineiro.net.br/costa-central